domingo, 2 de outubro de 2016

O futuro dos Engenheiros no Brasil

Já faz um tempo que eu tenho pensado em escrever uma série de posts com a intensão de ajudar as pessoas que estão no processo de escolha da carreira profissional. Reuni alguns temas que recorrentemente me perguntam e resolvi escrever sobre. Em tese, os temas serão: “Como escolher a sua profissão”, “Expectativa de salário”, “Universidade Pública x Particular”, “Engenharia na UFRJ”, “Engenharia Eletrônica na UFRJ” e, por fim, o tema de hoje que é “O futuro dos Engenheiros no Brasil”.

Existem várias engenharias (Elétrica, Civil, Produção, Mecânica…), que são conceitualmente bem diferentes entre si. Acontece que, na prática, a diferença só existe mesmo enquanto você está na graduação porque, depois de formado, a verdade é que engenheiro é engenheiro e, com poucas exceções, o tipo da sua engenharia não vai fazer muita diferença. Basicamente, existem 6 caminhos prováveis para os recém-formados em engenharia no Brasil e vou falar um pouco sobre eles.

1 Concurso Público

Um caminho possível é fazer um concurso público tanto na área de engenharia (Petrobrás, Perito da Policia Federal, Engenheiro das Forças Armadas…) ou até mesmo algum outro concurso que só exija ensino superior e que não tenha nenhuma relação com engenharia. Aqui você vai ter uma estabilidade absurda, ganhar um bom salário e trabalhar relativamente pouco. Seu ganho variável não deve ser muito, seu crescimento é meio lento e você acaba sendo nivelado pela média, não existe muita diferenciação entre você ser bom profissional, ou não. Geralmente, se você é uma pessoa mais empreendedora, que gosta de trabalhar e gerar resultado esse não costuma ser o melhor caminho, mas, se você não é uma pessoa muito ambiciosa, é um caminho muito estável e menos estressante.

2 Indústria

Outra opção, é trabalhar na indústria. Aqui, pode ser que sua área de atuação seja mais próxima da sua engenharia especificamente, mas também não é uma regra. Na prática, grande parte dos engenheiros acabam virando gestores, irão gerenciar equipes, controlar prazos e custos e dificilmente irão “colocar a mão na massa” para realizar uma tarefa mais técnica. O salário da indústria é, em média, bom, você deve ter um ganho variável considerável se você conseguir bater as metas, terá um plano de carreira mais justo que levará em consideração o seu desempenho, mas não tem muita estabilidade. Se você não for um profissional bom, você pode ser demitido sem muita cerimônia, além disso, variações no mercado também podem te fazer perder o emprego mesmo que você seja um bom profissional. Funciona mais ou menos assim: A empresa não te dá dinheiro porque é sua amiguinha, ela te remunera para você produzir para ela, só que, se a empresa não vende, ela precisa diminuir a produção e cortar gastos e seu salário é um gasto. Ainda que você seja um profissional promissor, mandar um funcionário antigo embora custa mais caro do que mandar um funcionário recém contratado, isso sem contar que o funcionário mais antigo tem mais experiência e, geralmente, entende melhor do negócio do que você.

3 Pesquisador

Essa é a opção em que a especialidade da sua engenharia faz mais diferença. Normalmente, a profissão do pesquisador é bem comparada ao do concursado público porque potencialmente você será pesquisador de alguma universidade pública, que é um concurso público. Aqui, você vai ter mais liberdade para poder pesquisar sobre o que você quiser e, de certa forma, você quem determina o seu limite, vai trabalhar o quanto julgar necessário para atingir os seus próprios objetivos como pesquisador. Geralmente, você também vai ser obrigado a dar aula, mas isso não costuma representar a maior parte do seu tempo de serviço.

4 Empreender

É comum ver pessoas que se formam em engenharia se aventurarem pelo mundo do empreendedorismo e começarem a montar a sua própria empresa. Por mais estranho que isso possa parecer, esse é o caminho onde você provavelmente irá ter o menor retorno financeiro. Criar um negócio é algo bem arriscado, que geralmente não dá certo e, quando dá, você acaba precisando reinvestir no seu negócio para que ele continue competitivo de forma que não sobra muita coisa para você, pelo contrário, possivelmente vai viver endividado. Você ganha pouco, não tem estabilidade nenhuma, vai sofrer uma pressão muito grande de ser o responsável pelo negócio, não vai poder tirar férias, não tem direito trabalhista, vai trabalhar umas 14 horas por dia, mas vai ter um grande senso de propósito e a imensa satisfação de poder trabalhar para desenvolver algo seu e, por incrível que pareça, muitas vezes essa sensação equilibra todos os contras desse caminho.

5 Mercado Financeiro

Esse é o caminho onde você mais deve ter um retorno financeiro. Possivelmente, o seu salário fixo nem será tão alto, mas você recebe diversas bonificações de acordo com as metas que você bate, porcentagens das transações e etc. Lembra do filme “O lobo de Wall Street”, então esse é o mercado financeiro. Você terá que viver sob uma pressão muito grande porque tudo envolve muito dinheiro, trabalhar entre 12 e 14 horas/dia e vai ter um retorno financeiro realmente muito grande. Seu dia a dia vai depender muito do banco e da área que você vai trabalhar, se for trabalhar com análise de investimento, você vai ficar fazendo planilhas e calculando quais são os melhores lugares para investir grandes quantias de dinheiro e pode receber uma porcentagem do lucro desse investimento por exemplo. Além disso, você pode trabalhar em outras áreas, como vendas e TI.

6 Consultoria Estratégica

Por fim, outro caminho bem interessante é trabalhar em alguma consultoria estratégica. Aqui é um dos lugares onde o seu plano de carreira é mais acelerado, seu retorno financeiro é acima da média, você deve trabalhar entre 10 e 14 horas/dia, sem muita estabilidade, mas é um lugar onde você irá desenvolver bem rápido os seus conhecimentos de mercado. Basicamente, uma empresa de consultoria estratégica é uma prestadora de serviços que auxilia demais empresas em seus processos de tomada de decisão. Por exemplo, uma empresa está diminuindo o seu lucro líquido e contrata a consultoria para estudar as melhores soluções para reverter o quadro. Outro exemplo, uma fábrica nos estados unidos está pensando em começar a produzir na China e contrata uma consultoria para dizer se ela vai lucrar, ou não, com essa estratégia. O lado bom da consultoria é que, como você lida com decisões mais estratégicas, você acaba tendo mais contato com a alta gestão da empresa, o que faz com que você aprenda muito rápido e te proporciona um network interessante, além disso, o trabalho é muito dinâmico porque você irá trabalhar em diversos projetos distintos em diversas empresas. As grandes empresas de consultoria também costumam bancar para você fazer MBA nas melhores universidades do mundo Harvard, Wharton, Stanford, Columbia, MIT e etc.

Resumindo, se você pensa em cursar engenharia, tenha em mente que, em algum momento, você irá precisar decidir quais desses caminhos vai seguir, então procure saber mais sobre eles. Por mais que os professores te façam acreditar o contrário durante a vida, a faculdade é apenas um meio e não um fim. Pense sempre no seu futuro profissional antes de pensar no curso. Espero ter ajudado. Abraço.

Nenhum comentário: